Gerenciamento de doenças

Há um conjunto de termos muito próximos e inter-relacionados ao redor do termo mais conhecido "gerenciamento de doenças" (disease management): 

  • gerenciamento de casos (case management)

  • gerenciamento de casos crônicos (chronic care management)

  • gerenciamento do uso de serviços (service management)

  • avaliação de risco (risk assessment)

  • estratificação por risco (risk stratification)

Nos termos da Disease Management Association americana, gerenciamento de doenças é: 

Uma aproximação multidisciplinar, baseada em cuidados contínuos para saúde que identifica de maneira ativa populações com, ou sob risco de, sofrer de condições médicas estabelecidas. 

Já de acordo com a American Medical Association (AMA), o "gerenciamento de doenças" é uma técnica de atendimento gerenciado, e atendimento gerenciado está definido como um processo que presta, administra, ou assume riscos de saúde para controlar ou influenciar a sua qualidade, acessibilidade, utilização, custos, ou resultados em uma dada população. 

Idéia geral

A idéia geral por trás de todos esses conceitos é conhecer melhor os pacientes, especialmente os pacientes crônicos, e a maneira como eles utilizam os serviços de saúde;  avaliar o risco a que esses pacientes estão submetidos e daí estimar como será o uso de serviços (e conseqüentemente, o gasto) no futuro. 

O fundamento é a constatação de que parte dos pacientes "maiores utilizadores" é na verdade composta por subgrupos de doentes crônicos mal-controlados, recebendo assistência inadequada. 

Identificar esses subgrupos permite melhorar a assistência para essas pessoas, reduzir o risco a que estão expostas, e diminuir o uso equivocado de serviços, reduzindo também o gasto em saúde. 

Importância

O assunto tem ganhado crescente atenção nos últimos anos, sendo que a grande maioria das organizações financiadoras de saúde americanas (e muitas brasileiras) utilizam alguma estratégia de gerenciamento de doenças

Sistemas informatizados para avaliação de risco também pipocaram no mercado americano nos últimos anos, sendo que o gerenciamento de doenças foi apontado como sendo uma das nove tendências mais quentes do ano de 2005 por importante publicação especializada em informática médica. 

Solução IPS

A IPS desenvolveu o primeiro software brasileiro especializado em gerenciamento de doenças, totalmente adaptado para a realidade nacional.  Veja mais detalhes aqui

Além disso a IPS oferece consultoria para análise de carteiras e avaliação do uso de serviços.